Os Testudines vêm sofrendo grande impacto com a pressão humana e a degradação ambiental. Calcula-se que, das 300 espécies de Testudines conhecidas, 166 estão ameaçadas de extinção.
Além da importância de novos estudos para potencializar a proteção das espécies e obter informações com finalidade de facilitar diagnósticos, tratamentos até mesmo de indivíduos selvagens, é necessário investir na educação.
Os quelônios brasileiros estão numa segunda lista mundial, de aproximadamente 150 espécies, que precisam de algum tipo de manejo ou intervenção para limitar as pressões, sob risco de entrar na lista vermelha nos próximos 20 anos. Estas ameaças são principalmente ocasionadas devido consumo de carne, ovos e comercio ilegal.
Educação é uma importante ferramenta para o desenvolvimento de uma postura que
conduza aos projetos de conservação, bem como um elemento chave no sucesso destes, na medida em que as pessoas envolvidas ou afetadas pelo programa sejam informadas da necessidade daquela ação e dos benefícios do programa para o seu presente e futuro. Um programa de manejo e conservação de tartarugas bem sucedidos seriam aqueles que reconhecem que a proteção se faz necessária em todos os estágios da historia de vida dos organismos.
Respeito a qualquer forma de vida é essencial, esperamos que a este blog tenha atingido o principal objetivo que é, além de disponibilizar informações sobre estas espécies, alertar sobre a necessidade de uma urgente mudança de comportamento do mundo. As próximas gerações podem não ter o prazer de contemplar a beleza destes indivíduos, sem falar no gigantesco impacto ambiental e desequilíbrio que a perda destes animais causaria ao ecossistema.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário