Estudos genéticos sobre os quelônios
Os quelônios em geral são importantes na economia de populações tradicionais da região amazônica por serem muito apreciados na culinária local, e pela utilização de seus subprodutos, como ovos, gordura e adornos sendo seu comercio uma alternativa financeira para esta região.
Alguns estudos foram feitos, com objetivo principal de caracterizar a variabilidade e estrutura genética de algumas populações de quelônios no local.
Este monitoramento genético torna-se, portanto de grande relevância como suporte para projetos de manejo e conservação específicos para cada espécie.
Outro estudo muito interessante foi a identificação por DNA de espécies de tartarugas marinhas brasileiras, onde observou-se que dentre as 5 espécies que ocorrem no Brasil, todas são consideradas em perigo de extinção pela IUCN. Este estudo possibilitará o uso da ferramenta de identificação de espécies por grupos especialista ou não em genética forense, permitindo a identificação dos híbridos e das espécies a partir de qualquer tecido de animais.
Além destes, existe também um estudo sobre perda significativa da variabilidade genética da Tartaruga Oliva (Lepidochelys olivacea) no litoral brasileiro devido á ação antrópica. Foi observado que em tempos históricos, as ameaças a esta espécie no litoral brasileiro não afetaram significativamente a diversidade genética da população , pelo menos no genoma nuclear.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário